sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Diabéticos x tabela nutricional incorreta

Carta enviada a "Peter Pão" (peter.pao@ig.com.br) sobre valores incorretos de quantidade de carboidratos e de informação duvidosa de ausência de açúcar nos produtos.

Bom dia.

Sou diabética há 26 anos e há 3 meses venho fazendo o tratamento com bomba de infusão de insulina. Para o sucesso desta terapêutica, é imprescindível o conhecimento dos valores corretos da quantidade de carboidratos de todos os alimentos, que são utilizados para fins de cálculo da dose de insulina a ser aplicada no momento da alimentação.

Vinha consumindo os pães da marca "Peter Pão" em função de seu custo benefício, por ser um produto de bom sabor e preço não muito alto. Entretanto, após o início da terapêutica com a bomba de infusão de insulina, minha glicemia após o café da manhã, depois de consumir duas fatias do "Peter Pão", sempre se elevava. 

A princípio, achei que a dose basal do período (responsável pelo controle da glicemia independente do consumo de alimentos) estava errada. Mas, experimentando pães de outras marcas, percebi que, além da quantidade de carboidratos indicada nos produtos "Peter Pão" (entre 30 e 34 g de carboidratos por 2 fatias) ser bem maior do que a média (entre 15 e 22 g de carboidratos por 2 fatias), quando consumia os pães das outras marcas minha glicemia após o café da manhã não subia.

Assim, concluo que a quantidade de carboidratos do "Peter Pão", apesar de superior à média, continua subestimada, ou que, ao contrário do informado, possui açúcar em sua composição, senão as duas coisas. 

Parei de comprar o produto desta marca em função disso, o que lamento profundamente, porque o pão é gostoso e o preço muito bom,  mas não posso consumir um alimento com indicação errada da quantidade de carboidratos, por arriscar minha saúde. 

Gostaria de um retorno da empresa, e que as informações fossem colocadas adequadamente na embalagem dos produtos "Peter Pão", para que outros diabéticos não consumam o produto sem saber o que estão comendo. Não importa que tenha açúcar, ou uma quantidade grande de carboidratos, contanto que essas informações sejam passadas corretamente aos consumidores, o que não vem ocorrendo.

Cordialmente,

Débora Aligieri




Resposta da "Peter Pão".


Bom Dia Débora,
 
Realmente, como você observou, o valor do carboidrato dos nossos pães são realmente superior aos dos demais pães. Porém, não tem adição de açúcar. O que usamos como substituto do açúcar é o extrato de malte e o valor indicado na embalagem é o real.
Lamentamos o ocorrido e nos colocamos a disposição para maiores esclarecimentos, inclusive, quanto ao extrato de malte.
 
Grata
 
Josi
(011) 3743.9608